Ficou no coração – Pais do 9º ano de 2016

formatura2016Publicamos hoje o discurso da Fernanda Silos Lemes proferido em nome de todos os pais dos formandos do Ensino Fundamental II em 2016. Em depoimentos como este reside a nossa garantia de que esta escola segue por caminhos que realmente valem a pena.

“Tenho certeza de que este ano foi desafiador para pais e estudantes: chegar ao fim de mais um ciclo, tendo à espera o abraço de novas buscas, de novos caminhos, e de novas conquistas, nos angustia, em diferentes proporções, a todos nós – pais, alunos, e educadores – mas, ao mesmo tempo, nos deixa cheios de novas esperanças e de sonhos renovadores. Abrem-se as portas da fortaleza e uma brisa refrescante e cheia de vida impele nossos filhos para além dos muros da acolhedora cidadela. O pulsar de uma energia incandescente e irrefreável os projeta para um próximo patamar, tal como as folhas de um ipê que, sob a força irreprimível da natureza, lança suas sementes para longe, assegurando que sua beleza possa ser cultivada e multiplicada em outras paragens através dos conhecimentos e valores transmitidos pelo DNA da grande árvore-mãe. Muitos dos que se formam hoje praticamente nasceram nesta escola. Outros vieram um pouco depois, alguns outros saíram e voltaram, mas em determinado ponto se encontraram e se cristalizaram em um grupo uníssono e perene. Entre histórias e depoimentos que escuto aqui e ali, de mães e pais, a respeito dos motivos que os levavam a manter seus filhos no Colégio Henri Wallon Recrearte, as palavras que mais ecoam são: “vínculos”, “estreitamento de laços”, “cultivo das amizades”, “pertencimento”, “ambiente afetivo e acolhedor”, “extensão de nossa casa”. Estes testemunhos justificam o porquê nós pais tenhamos persistido tanto para chegarmos até este momento juntos: porque acreditamos que a educação construída sobre uma base “afetiva” seja o amálgama para os alicerces do caráter e dos valores e que estes serão a pedra fundamental na vida de nossos filhos daqui para frente. Nossas sementes saem hoje carregadas com a essência do conhecimento, mas, sobretudo, dos valores mais intrínsecos transmitidos pela grande árvore-mãe, e estão fortes o suficiente para saberem florescer com beleza e frutificar com energia, ainda que sob condições adversas. Temos certeza de que hoje saem daqui com ferramentas do discernimento e saberão distinguir entre o certo e o errado, o bem e o mal, o justo e o ilegítimo. Pequenos diamantes brutos lapidados com carinho e dedicação por mãos doadoras e generosas. Pessoalmente, acredito que a gratidão seja o sentimento mais virtuoso que existe: pois inclui a humildade, a doação, o reconhecimento, a sinceridade, e, portanto, o amor. Sentir-se verdadeiramente grato requer um desprendimento tão profundo que chega até mesmo a nos aliviar. Então, é carregado com todo este significado que, em nome de todas as famílias e de nossos filhos, expressamos nossa mais profunda GRATIDÃO aos professores, educadores, e toda equipe do Colégio Henri Wallon Recrearte.”

Anúncios

Um comentário sobre “Ficou no coração – Pais do 9º ano de 2016

  1. Lindas palavras, Fernanda. Parabéns. Que Deus ilumine e abra os caminhos do sucesso para que seu filho possa trilha-lo com louvor. Abraços .

Seu comentário é importante!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s